
al.va; alva;
nome feminino
claridade indecisa que precede a aurora; início do crepúsculo matutino; alvorada
PROJETOS EM DESTAQUE
/FEATURED PROJECTS
CENTRO DE INTERPRETAÇÃO AMBIENTAL DO BOQUEIRÃO
ILHA DAS FLORES
Projeto [2006-2007]
Obra [2008-2009]
Edifício de visitação que integra o património classificado da antiga Fábrica da Baleia, enquanto memória coletiva da tradição de um povo.
Construído nos antigos tanques de armazenamento de óleo da baleia, o edifício recupera uma área perdida, enterrada entre muros de pedra, cuja única relação com o exterior é através das antigas tampas de acesso aos depósitos, agora convertidas em lanternins. O circuito expositivo cria um diálogo entre o que é recuperado (maciço, em betão) e o proposto (leve, em madeira), numa articulação de texturas, cores e ambientes.
Edifício de visitação inserido na área classificada como paisagem protegida das Fajãs do Norte - Fajã da Caldeira de Santo Cristo.
É resultado da reconstrução de uma antiga ruína, constituída por moradia principal, anexo e poço de marés, mantendo as mesmas matrizes de implantação e construção.
Não havendo evidências da totalidade da construção, foram incorporados alguns elementos de contemporaneidade, designadamente no desenho, proporção e relação entre vãos.
CENTRO DE INTERPRETAÇÃO DA FAJÃ DA CALDEIRA DE SANTO CRISTO
ILHA DE SÃO JORGE
Projeto [2007-2009]
Obra [2010-2011]
CENTRO VULCANO ESPELEOLÓGICO DOS AÇORES -
ALGAR DO CARVÃO
ILHA TERCEIRA
Projeto [2018-2020]
Obra [2021-...]
Edifício de apoio à visitação da área classificada como Monumento Natural do Algar de Carvão, que resulta da necessidade de aumentar as atuais instalações face ao aumento significativo do número de visitantes.
Concetualmente, o edifício pretende ser um enorme tubo lávico, que antecede o anteriormente construído, de descida ao Algar. O foco é a sua cobertura, com centenas de vigas invertidas, de alturas distintas, que resultam numa composição concetual de estalactites, preparando o visitante para o que encontrará no destino.
Salão Nobre que integra o edifício do Município do Corvo, atualmente descaracterizado e desprovido do caráter espacial, que um edifício desta natureza obriga.
O projeto aposta numa reminiscência ao verdadeiro conceito de "salão nobre", através da utilização de materiais como o estuque e gesso, bem como do trabalho de pormenor e detalhe, numa aposta contemporânea na sua aplicação.
Clareza, fluidez e classicismo sãos os conceitos chave.
SALÃO NOBRE DO MUNICÍPIO DO CORVO
ILHA DO CORVO
Projeto [2021]

PUBLICAÇÕES RECENTES
/RECENT PUBLICATIONS
01
fevereiro 2011
Centro de Interpretação Ambiental do Boqueirão capa da revista coreana C3 "Stone Wall"
02
agosto 2013
Centro de Interpretação Ambiental da Fajã da Caldeira de Santo Cristo capa da revista coreana C3 "Vernacular and Modern"
03
setembro 2016